Translate tool

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Dicas Técnicas para Clarineta - Slap Tongue e Respiração Circular

Aqui estão dois vídeos muito legais que achei no Youtube. São ambos de autoria de Marcos Mazzini, que explica de forma bastante didática o domínio de técnicas conhecidas entre os clarinetistas e muito utilizadas em música contemporânea: o slap tongue e a respiração circular.
Os termos utilizados são bastante simples, mesmo para quem não é familiarizado com a língua espanhola (os vídeos estão em espanhol). Bom estudo...

Slap tongue - aqui o autor recomenda que se utilizem palhetas velhas para o exercício, já que a prática do slap tongue faz com que a palheta perca muito da vida útil. Tb fala que o princípio básico do movimento da língua é idêntico ao ato de cuspir (!). Demonstra o efeito com e sem som (somente o ruído do slap).





Respiração Circular - Marcos Mazzini começa falando da preparação prévia para o exercício, que é perceber a sensação de inspirar pelo nariz ao mesmo tempo que expele o ar pela boca. Demonstra isso inflando as bochechas e expelindo a água com um canudo (sorbete) enquanto inspira. Como ele deixa claro, é uma técnica qu exige estudo diário já que seu domíno não é tão simples. Após os exercícios com a água, ele recomenda que se pratique com a clarineta, mas inicialmente somente com as notas graves e médias do instrumento (mais fácil a emissão).


Sexta Brasileira (MPB instrumental de Porto Alegre-RS)

Vez por outra surgem boas novas no nosso universo musical... O Sexta Brasileira é um bom exemplo. Tenho a grata satisfação de conhecer o Douglas, que é percussionista e foi meu colega de graduação na UFSM, e meu "caro amigo" Eliseu, grande clarinetista atuando no sul do Brasil.

Só posso desejar sucesso ao grupo e esperar que tenham a perseverança de encarar as dificuldades que um grupo como esse tem de enfrentar para divulgar a nossa boa música.



Reflexões na sexta-feira...

Porque considero que influir sobre uma pessoa é transmitir-lhe um pouco de sua própria alma; esta pessoa deixa de pensar por si mesma, deixa de sentir as suas paixões naturais. Suas virtude não são mais suas. Seus pecados, se houver qualquer coisa semelhante a pecados, serão emprestados. Ela tornar-se-á eco de uma música estranha, autora de uma peça que não se compôs para ela. O fim da vida é o desenvolvimento da personalidade. Realizar a sua própria natureza- eis o que todos procuramos fazer. Os homens hoje, amedrontam-se deles mesmos. Esqueceram-se dos maiores de todos os deveres, do dever que cada um deve a si próprio. Naturalmente são caridosos. Nutrem o pobre e vestem os andrajosos, mas deixam as suas almas famintas e andam nus. A coragem nos abandonou; é possível que nunca a possuíssemos! O terror da sociedade, que é a base de toda moral, o terror de Deus, que é o segredo da religião- eis as duas coisas que nos governam.

Trecho de O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Momento "Paquito D'Rivera"

Uma pequena amostra do grande clarinetista Paquito D'Rivera, interpretando uma composição sua ("I remember Diz")...


Propaganda criativa


Isso é o que eu chamo de propaganda criativa...

Últimas do VII Encontro de Clarinetistas

Claro, não podia faltar umas fotos da galera que participou...


Acima, da esquerda para a direita, meu amigo "sensei" João Paulo (vulgo JP), Caçulinha (valeu pela correção, Thais), Marcos Cohen, eu, Thais e Laura.



Ricardo Freire, Joel Barbosa, eu e JP.


Genilsson, Jonathas, Alexandre, Joel e JP.



Em frente ao Memorial...

O céu é o limite...?


Apesar de ter acumulado algumas "horas de vôo", nunca deixo de me surpreender feito criança pequena com a imensidão e a beleza que as imagens feitas lá de cima evocam...



Além do que, nosso mundo e nossos problemas parecem pequenos quando vistos lá de cima...


Clarinetas DEVON no VII Encontro Nacional dos Clarinetistas

Estande das excelentes clarinetas brasileiras (!!) DEVON... Resultado de um primoroso trabalho de aperfeiçoamento que contou com a participação de vários clarinetistas, dentre os quais Joel Barbosa, Daniel Oliveira e Sérgio Burgani, esse instrumento é a realização de um antigo sonho dos instrumentistas brasileiros: adquirir um bom instrumento, que atenda a demanda do abrangente repertório da clarineta e (importante!!) a um preço acessível a todos...




Na foto, eu e o professor Joel Barbosa no estande da DEVON, testando (e aprovando) o instrumento...

VII Encontro Nacional de Clarinetistas



Realizado no Memorial da América Latina, o Encontro foi muito legal (na foto, Ricardo Freire e Joel Barbosa na abertura).
Foi possível trocar experiências, opiniões e conhecer a realidade de outros clarinetistas.
Além disso, foi feito um debate interessante reconstruindo a Associação Brasileira de Clarinetistas (convenhamos, já estava na hora!).
Isso quer dizer que em breve teremos novidades... Assim espero.
Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer,
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...

Fernando Pessoa