Translate tool

domingo, 12 de setembro de 2010

Eleições e os próximos escândalos...


Numa época de corrida eleitoral, os animos se alteram e os verdadeiros interesses em jogo comandam um grande teatro de marionetes; disfarçado de jornalismo, grandes meios de mídia tentam a todo custo emplacar aquilo que está sendo chamado de bala de prata. Ou seja, o fato ou assunto decisivo que derrube a popularidade do PT e consiga emplacar o candidato José Serra.

Nessa confusão armada entre fios e bonecos de madeira, surgem novos pequenos escandalos todos os dias onde nomes desconhecidos vêm à tona para atestar veracidade; não tem outro objetivo que o de tumultuar a cabeça de quem vota. E para perceber isso, basta esquecer um minuto da magia encenada nos palcos, as luzes, as cores, os enredos mimetizados, e espiar os bastidores do palco. Não é extremamente curioso que os fatos mirem somente à candidata que está à frente das pesquisas de opinião de voto? E não é estranho que os princiapis meios de divulgação sequer citem o fato de isso poder ser uma armação? Que as provas tenham sido plantadas, que as pessoas envolvidas estejam mentindo descaradamente? Afinal de contas, a quem interessa realmente que Dilma seja desprestigiada frente ao eleitores?

A tal quebra de sigilo ocorreu numa época em que a conjuntura política era outra; Dilma nem Serra eram candidatos então. Chama a atenção que nesse mesmo dia, outras 360 pessoas tenham tido seus sigilos quebrados (com nomes tão diversos e improváveis quanto Ana Maria Braga e o empresário Samuel Klein). Eles também são vítimas do mesmo "projeto"?  Observe como a discussão é rasteira nesses casos; todos os jornais fazem questão de reverenciar os fatos e desprezar o contexto. Já parou pra pensar no quão conveniente são essas acusações nesse momento...?

A conjuntura do mundo atual dilui orientações políticas e ideologias de direita e esquerda; se ainda ouvimos isso é só para a manutenção do enredo dos personagens, os contos de amor à pátria, etc. Na verdade, mesmo as fronteiras político-administrativas dos países são postas em xeque se observarmos quem realmente delineia os traços que guiam o pintor nessa composição multicolorida de etnias e credos, convenientemente retratadas em oposições, postas em conflito permanente para que não percebam a quem interessa um planeta dividido e confuso, ignorante e apolítico. 

E em relação a isso, há que se dizer o temor real daqueles que odeiam o que Lula representa; ele é populista, não perde oportunidades para demonstrar-se simplista, indelicado e obtuso mesmo. Mas não é combatido por isso. Nem pelo fato de não ter dado o salto de crescimento que se esperva dele. Ou pela política de educação e cultura ineficiente e insatisfatória. Nem as corrupções instauradas e feitas por seus correligionários.

O realmente incomoda nele é essa aura de pairar sobre todas as coisas; de ter as costas completamente alvejadas por flechas que normalmente já teriam derrubado qualquer um, e ainda assim seguir firme frente à opinião pública. Independente de certo ou errado, sua força não pode ser contida em prol de interesses alheios... tanto que estamos a um passo de eleger uma mulher como presidente do Brasil, simplesmente porque foi abençoada por ele. Isso é fatal para o domínio dos que tem o poder economico. As armações que tão bem sustentaram o poder até hoje parecem não surtir efeito; o corre corre de boatos e notícias sem fundamento parece encontrar uma parede sólida na opinião das pessoas comuns que a dissipa sem sequer notá-la...

Por isso, não será de estranhar que o desespero dos que compõe ou tentam impor aquilo que chamamos de sociedade tentem martelar nos próximos vinte dias a maior quantidade de "bombas", manchetes extravagantes e toda sorte de furos de reportagem... todos com a mira precisa apontada para as pesquisas de opinião.

Algumas das prováveis notícias:

"Exclusivo: Dilma é na verdade Dilmário; veja tudo sobre sua mudança de sexo aqui!!!"

"Vidente afirma que Dilma pode ser a reencarnação de um ditador africano, embora ela não lembre qual."

"Bomba: Dilma sabia dos casos de pedofilia e nada fez junto ao Papa, que é seu tio avô, segundo uma taróloga que não quis se identificar!"

"Dilma não acredita em Deus e, secretamente, devora crianças no café da manhã!!!!"

"O nome AMLID (Dilma ao contrário) quando ouvido incessantemente faz surgir: A MÍDIA!! Uma afronta à liberdade de expressão? Veja hoje!!"

..................................................................................................