Translate tool

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ouvido "Obsoleto"

Em música, muito já se discutiu sobre os prós e contras de possuir o chamado "ouvido absoluto" (que é a identificação da frequência de cada nota sem a necessidade de um referencial externo... sem um outro som para comparar); sem entrar no mérito se pode ser desenvolvido ou se é uma característica nata (estudos demonstram que pode ser ambas as coisas).
Sua contrapartida é o chamado "ouvido relativo"; aqui a partir de um referencial sonoro dado, é possível encontrar as demais relações intervalares, ainda que não se saiba que nota é essa realmente.



Bom, características à parte, é muito melhor possuir um dos dois ("absoluto" ou "relativo") do que ter o chamado "ouvido obsoleto" do meu amigo no vídeo abaixo; armado de um saxofone tenor (nesse caso, literalmente), ele tocou o tema de "Watermelon Man" (Herbie Hancock), improvisou e tudo mais(!!), só que numa tonalidade completamente equivocada!!!!!!! Também conhecido por "ops! Errei o playback!"

Isso é que é ter uma opinião firme!! Até o fim...






Só para fins de comparação (para os "ouvidos relativos" de plantão...), acompanhe essa outra versão... felizmente com a melodia na tonalidade adequada a ela.