Translate tool

sábado, 23 de outubro de 2010

Verstehen Sie?

Tinha uma piada que eu gostava de fazer sempre que alguém que perdia o que eu estava dizendo me pedia pra contar novamente do começo. Eu perguntava se era do começo de tudo, a resposta óbvia era sim, e eu começava dizendo que no principio não havia absolutamente nada, houve o Big Bang e etc... algumas pessoas não entendiam de imediato (desconfio que muitas ainda não entenderam) que a graça era relacionar o começo de algo com o começo de tudo o que conhecemos. É uma piada rápida, que se tiver de ser explicada, já foi...

Não há demérito em entender ou não o que quer que seja; entender algo significa que vc, em algum nível, consegue associar as idéias principais do que está sendo dito ou lido. Obviamente, quanto mais obscuro ao senso comum for esse discurso de idéias, mais dificil será sua leitura e, consequentemente (ou como um professor meu preferiria, "por conseguinte"), sua compreensão. Às vezes, a compreensão pode exigir conhecimentos específicos sobre uma área em especial, seja ela um livro de cálculo ou uma piada sobre química orgânica, por exemplo.

Em geral, todos cometemos erros na compreensão do que nos cerca, vendo conexões onde elas não existem, deixando passar as que são reais mas estão de alguma forma ocultas à nossa percepção. Arrumar a cama é um bom exemplo; se vc, como eu, já se pegou pensando porque raios a cama tem de ser arrumada com aquelas colchas pesadas todos os dias para ser usada e desarrumada em seguida, aqui vai uma boa justificativa: a colcha (que dá a alguns um aspecto de organização) impede que o lençol seque nossa transpiração noturna durante o dia e torna a cama o ambiente ideal para a proliferação de ácaros e bactérias. Assim, achamos que compreendemos nosso ambiente com base na aparencia dele, mas um conhecimento mais atento demonstra que é uma idéia equivocada.

Ser aberto ao conhecimento é não ter vergonha de perguntar, de errar; quebrar a barreira de mentes pequenas que julgam o saber como um gesto de superioridade. Quem repara nos erros alheios pelo simples fato de repreender visualmente ou querer demonstrar uma pretensa superioridade é na verdade o grande perdedor de todo o barato. Perde um tempo precioso para si próprio. É como aquele que ganhou o melhor bombom da caixa sendo invejado aos olhos de todos. Então, envaidecido pela atenção dispensada, mas sem saber o que fazer direito, põe o papel na boca e joga o bombom fora.

No fim das contas, não entender algo não faz de ninguém um tolo. Ignorar as evidencias e o conhecimento acessível por uma teimosia sem sentido... bom, isso sim faz de qualquer um um tolo perfeito.



***



PS: Só complementando o que disse até aqui, o título da postagem está em alemão, e quer dizer "Você entende?".... compreensão por vezes, exige alguns pré-requisitos.

Bolinha de papel... Um game pra vc rir do ridiculo!!

É só clicar e agredir, digo, acertar a bolinha de papel no seu candidato favorito... porque meu, ele não é.