Translate tool

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A paixão pelo ensino...

Muita gente fica confusa, sem saber direito o que fazer e que rumo profissional tomar... o fato é que não dá pra não pensar em dinheiro, claro, afinal é o que paga as contas. Mas acho que as pessoas poderiam simplificar mais a vida se acreditassem mais naquele instinto que vem lá do fundo do coração...

Da minha parte, nenhuma profissão se compara à arte de ensinar; compartilhar com os outros é um processo de ajuda mútua poderoso, uma experiência que não tem como deixar as pessoas indiferentes... Como disse Einsten, uma mente que se abre ao conhecimento jamais volta ao tamanho original.
Pode-se argumentar que só um louco escolheria a profissão de professor com a remuneração média atual... eu concordo. Louco por participar do crescimento pessoal das pessoas, louco por encarar uma dura responsabilidade, mas cujos frutos são incomensuravelmente ("êta" palavra grande!!) maiores e compensadores...

Tive a chance de tocar em alguns colégios em Santa Maria-RS quando estava na graduação. A experiência é avassaladora.

Tocar e falar para esse público é como criar possilidades ainda inauditas... Permitir o acesso à informação, à cultura e à arte é trabalhar na construção de uma massa de indivíduos emancipados intelectualmente, com opinião própria e propósitos firmes.

Nas fotos acima, a classe de clarineta da UFSM foi à escola Francisco Xavier demonstrar o instrumento, falar um pouco sobre música e cultura e, claro, tocar pra criançada... Repare como a atenção de crianças pequenas é absoluta. Era um silêncio impressionante...

Outra oportunidade de ouro pra mim foi a participação como instrutor na 1ª Oficina para Bandas voltada para instrumentistas de sopro e percussão. Resultado de um projeto do prof. de clarineta da UFSM, Guilherme Garbosa, a oficina foi um sucesso de público e de crítica. Atualmente já é feita duas vezes ao ano, com alunos que já se preparam para ingressar no bacharelado.






Definitivamente, trabalhar educação de base é a saída para a construção de um futuro melhor.

É isso... bom fim de semana!!!!!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Por que música não é 'só tocar'...


Ser músico é, pra mim, uma profissão fascinante... em um recital diante de uma platéia, ele põe o ouvinte em contato com outras realidades, histórias e mundos do passado, que renascem como um passe de mágica a cada execução. Durante um curto espaço de tempo, é possível evocar uma série de humores e ambientes, seja ela um balé na corte de um imperador distante no tempo, a clausura de um mosteiro medieval, o movimento das marés, das máquinas, dos planetas...

Penetrar em senzalas e prédios, sobrevoar campos de trigo e moinhos de vento.
É quase possível ver o movimento da pena que materializou alguns dos trechos musicais mais luminosos que se conhece, mesmo sendo o sonho de alguém que acordou num quarto frio e escuro em um lugar qualquer...

E o ouvinte ali sentado vai fazendo reflexões (às vezes inconscientes) sobre o que ouve, formando juízos, emitindo opiniões silenciosas para si; quase nunca percebe que essas reflexões são um reflexo da sua própria compreensão do mundo que o rodeia. Assim, tanto tocar quanto ouvir alguém tocar pode ser uma oportunidade de chegar mais próximo da compreensão de quem somos; descobrir o quanto daquilo que se executa "vibra" em simpatia com os sonhos e anseios que habitam as profundezas de cada um...

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Da série "Pensamentos que me afligem"...

"Minha crença profunda é que, se existe um deus do tipo tradicional, nossa curiosidade e nossa inteligência nos são dadas por esse mesmo deus. Não estaríamos fazendo jus a esses dons se suprimíssemos nossa paixão por explorar o universo e nós mesmos.
Por outro lado, se um deus do tipo tradicional não existe, nossa curiosidade e nossa inteligência são os instrumentos essenciais para administrar nossa sobrevivência numa época extremamente perigosa.
Em ambos os casos, a empreitada do conhecimento é certamente coerente com a ciência; deveria ser com a religião, e é essencial para o bem da espécie humana."

Carl Sagan,
no livro Variedades da Experiência Científica - Uma visão pessoal da busca por Deus.

domingo, 5 de outubro de 2008

Uma questão de ponto de vista...


"A maioria das pessoas é outra pessoa

Seus pensamentos são a opinião de outra pessoa

Suas vidas, uma mímica

Suas paixões, uma citação..."

Oscar Wilde

sábado, 4 de outubro de 2008

Algumas respostas de estudantes em vestibulares de música.

Respostas dadas pelos estudantes nos recentes vestibulares de Música pelo Brasil afora. Optei por comentar algumas, entre colchetes.

- Bach está morto desde 1750 até os dias de hoje [pode ser que os espíritas tenham uma opinião diferente, mas de resto sem comentários...].

- Agnus Dei é uma famosa compositora que escreveu música para igreja [Agnus Dei é uma expressão em latim cuja tradução pode ser Cordeiro de Deus].

- Beethoven escreveu música mesmo surdo. Ele ficou surdo porque fez música muito alta. Ele caminhava sozinho pela floresta e não escutava ninguém, nem a Pastoral, uma MOSSA [musa] que poderia ser a sua Amada IMORTAU [imortal] e inspirou ele a criar uma sinfonia muito romântica. Ele faliu em 1827 e mais tarde morreu por causa disto [morreu em 26 de março de 1827, e não indícios de que estivesse falido...].

- Uma ópera é uma canção que dura mais de 2 horas [Ópera não é UMA canção... ela pode conter vários atos, mas, convenhamos, é um pouco demorada mesmo!! Especialmente se for mal tocada...]

- Henry Purcell é um compositor muito conhecido, mas até hoje ninguém ouviu falar dele [prefiro não me manifestar...].

- O Bolero de Ravel foi composto pelo Ravel [Essa é educativa, porque tem gente que acha que o nome da obra é BOLERO DE RAVEL...].

- A harpa é um piano pelado [faz sentido...].

- Opus Póstuma é música composta quando o compositor compôs depois de morto [vamos para a próxima...].

- Mozart morreu jovem. Sua maior obra é a trilha do filme "Amadeus" [pensando bem, melhor voltar à anterior...].

- Os maiores compositores do Romantismo são: Chopin, Schubert e Tchaikovsky. No Brasil temos Roberto Carlos e Daniel [essa o cara teve de ser criativo mesmo... impressionante!].

- Música cantada por duas pessoas é um DUELO [embora isso possa ser verdade, o normal seria chamar isso de DUETO].

- Eu sei o que é um sexteto, mas não sei dizer [eu tb não...].

- Stravinsky revolucionou o ritmo [?] com "A MASSACRAÇÃO da Primavera" [SAGRAÇÃO].

Depois comento outras.... Até.

Dúvidas sobre a Páscoa....

Essa eu li e achei muito legal!!! Os personagens são uma criança, o pai e a mãe e fala sobre essas coisas que a gente ouve falar mas nunca pensa direito a respeito. Achei muito bem bolada. O texto é meio longo, mas a leitura é facilitada porque os diálogos são curtos. Segue:


- Papai, o que é Páscoa?

- Ora, Páscoa é ...... bem ...... é uma festa religiosa!

- Igual Natal?

- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.

- Ressurreição?

- É, ressurreição. Marta, vem cá!

- Sim?

- Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.

- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi oque aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?

- Mais ou menos ....... .Mamãe, Jesus era um coelho?

- Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge,esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe!Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!

- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?

- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso nocatecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.

- O Espírito Santo também é Deus?

- É sim.

- E Minas Gerais?

- Sacrilégio!!!

- É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?

- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é oEspírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!

- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?

- Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés depresente ele traz ovinhos.

- Coelho bota ovo?

- Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!

- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?

- Era, era melhor, ou então urubu.

- Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia que ele morreu?

- Isso eu sei: na sexta-feira santa.

- Que dia e que mês?

- ??????? Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira santa e ressuscitou três dias depois, no sábado de aleluia.

- Um dia depois.

- Não, três dias.

- Então morreu na quarta-feira.

- Não, morreu na sexta-feira santa ....... ou terá sido na quarta-feira de cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado,três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!

- Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?

- É que hoje é sábado de aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.

- O Judas traiu Jesus no sábado?

- Claro que não! Se ele morreu na sexta!!!

- Então por que eles não malham o Judas no dia certo?

- É, boa pergunta.

- Papai, qual era o sobrenome de Jesus?

- Cristo. Jesus Cristo.

- Só?

- Que eu saiba sim, por quê?

- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?

- Coitada!

- Coitada de quem?

- Da sua professora de catecismo!!!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Poema "Recomeçar" de Carlos Drummond de Andrade

RECOMEÇAR

Não importa onde você parou…
em que momento da vida você cansou…
o que importa é que sempre é possível e
necessário “Recomeçar”.

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…
é renovar as esperanças na vida e o mais importante…
acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado…
Chorou muito?
foi limpeza da alma…

Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia…

Sentiu-se só por diversas vezes?
é porque fechaste a porta até para os anjos…
Acreditou que tudo estava perdido?
era o início da tua melhora…
Pois é…agora é hora de reiniciar…de pensar na luz…
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Que tal
Um corte de cabelo arrojado…diferente?
Um novo curso…ou aquele velho desejo de aprender a
pintar…desenhar…dominar o computador…
ou qualquer outra coisa…

Olha quanto desafio…quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te
esperando.

Tá se sentindo sozinho?
besteira…tem tanta gente que você afastou com o
seu “período de isolamento”…
tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
para “chegar” perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza…
nem nós mesmos nos suportamos…
ficamos horríveis…
o mal humor vai comendo nosso fígado…
até a boca fica amarga.
Recomeçar…hoje é um bom dia para começar novos
desafios.
Onde você quer chegar? ir alto…sonhe alto… queira o
melhor do melhor… queira coisas boas para a vida… pensando assim
trazemos prá nós aquilo que desejamos… se pensamos pequeno…
coisas pequenas teremos…
já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente
lutarmos pelo melhor…
o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental…
joga fora tudo que te prende ao passado… ao mundinho
de coisas tristes…
fotos…peças de roupa, papel de bala…ingressos de
cinema, bilhetes de viagens… e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados… jogue tudo fora… mas principalmente… esvazie seu coração… fique pronto para a vida… para um novo amor… Lembre-se somos apaixonáveis… somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes… afinal de contas… Nós somos o “Amor”…
"Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do
tamanho da minha altura.”

Carlos Drummond de Andrade.