Translate tool

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Haiti: deus e a desgraça coletiva

Estou habituado a ler bobagens de todo o tipo na internet e como outras pessoas que conheço, desenvolvi anticorpos para não me deixar afetar por elas. Assim, boa parte dessa montanha de absurdos passam incólumes por mim e não perco meu tempo mais respondendo arquivos feitos no PowerPoint, que sem citar referência alguma, pregam sobre uma pseudo cura do câncer, "provas científicas" da passagem dos hebreus pelo mar vermelho por pessoas que nem sabem o significado da palavra 'prova', e as mensagens que são as melhores de todas na minha opinião: "se apagar isso sem ler, sinceramente vc não tem coração". E segue a choradeira, um exemplar da desgraça humana a que estão sujeitos qualquer um de nós, mas elevada a uma potência extrema, com música em mid e frases de efeito (frequentemente com autoria trocada, como uma que recebi essa semana que atribuía a Einsten uma frase de Shakespeare... é, nem me pergunte). Bom, só pra pontuar essa parte, e sob esse aspecto em particular, EU NÃO TENHO CORAÇÃO MESMO...

Entretanto, algumas vezes o pessoal pega pesado demais, mesmo para os padrões habituais de ignorância e mal gosto a que certas pessoas estão acostumadas. Com essa tragédia no Haiti, eu imaginei que não ia demorar a aparecer aqueles adeptos da livre associação. Só não imaginei tamanho absurdo...
Através de blogs e sites, pessoas tem manifestado opiniões de deixar qualquer um boquiaberto; a de que existe um culpado pela desgraça no Haiti... e esses culpados são, acredite, os pobres moradores de lá!
Num blog intitulado Teologia Pentecostal, o autor afirma com todas as letras que a culpa pela tragédia é do homem e do pretenso e cansativo argumento do pecado original (aquele terrível acontecimento que envolve duas pessoas nuas e frutas de feira). O pastor norte-americano Pat Roberson diz (a versão integral aqui com o vídeo original) que a culpa é do pacto com o diabo feito pelos haitianos para serem livres do domínio francês. E até o cônsul do Haiti em São Paulo deu mostras do quanto esse pensamento estúpido está arraigado; sem saber da gravação, ele afirma a um jornalista do SBT que "essa desgraça está sendo boa pra nós [?]" e que acha que a culpa é da prática do vodu (!!). E mais, ele diz que o africano em si tem maldição e que "todo lugar que tem africano tá fodido" (a censura corta, mas eu não). Como se sabe, 90% do país é (era...?) de ascendência africana. E por ai vão..........
Não vou nem comentar caso a caso; eles não merecem mais que uma citação aqui nesse espaço. Mas me sinto na obrigação de dizer como contemporâneo do meu tempo que suposições como essa me deixam horrorizado. Eu sei que o homem na sua história relacionou causas e efeitos de forma arbitrária, como prova a história das religiões, uma tentativa, ainda que primitiva, de explicação do mundo. Só acho que não é mais admissível nos dias de hoje utilizar argumentos da época em que se julgava que o mundo era plano, o céu uma redoma, monstros marinhos era uma ameaça real...
Desastres acontecem, como esse do Haiti, furacões no Pacifico, o tsunami na Indonésia; não é nada mais que o planeta  e suas forças internas trabalhando, placas tectônicas se ajustando. Isso é pouco perto das violentas mudanças que o planeta já sofreu no passado remoto, com choques de asteróides e variações climáticas abruptas.
Zilda Arns foi uma vítima como eu também poderia ter sido, se tivésse escolhido o Haiti como destino na mesma época. Da mesma forma, as pessoas do Haiti são vitimas inocentes e desorientadas, cuja condição anterior de miseráveis só dá contornos ainda mais dramáticos ao cenário. Pessoas vagando sem rumo se sobrepõem a corpos putrefados e o mal cheiro geral... Foi como tirar tudo de quem já não tinha nada. Creditar uma vingança divina nesse caso é atestar o caráter mesquinho e incompetente de quem tudo podia e nada fez.




Se isso é prova de misericórdia, eu já estou servido, obrigado.

Nenhum comentário: