Translate tool

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sobre Poços de Caldas e outras coisas...

Estive no mês de janeiro no Festival de Música de Poços de Caldas que é sem dúvida um evento singular. Não só pelo fato de estar bem acompanhado (e eu estava), mas também pela oportunidade única de ver e ouvir de perto pessoas que admiro sinceramente, especialmente pela aparente paradoxo do jeito tranquilo e despreocupado de ser com uma leitura extremamente refinada da vida e do mundo através da própria arte. E digo aparente porque a gente percebe depois, olhando com mais frieza, que elas na verdade se completam; essa transparência, essa calma, o jeito divertido de dizer as coisas mais incríveis, de fazer as coisas mais difíceis musicalmente falando soarem como uma conversa despretenciosa, isso tudo é prova mais que suficiente do erro que é considerar certas formas mais refinadas de arte como erudita em detrimento de outras consideradas como populares.

A mesma desenvoltura que vi nos palcos em apresentações e concertos sensacionais como o de Nailor Proveta, Luis Afonso Montanha, Quarteto São Paulo e o quinteto de clarinetas Sujeito a Guincho com a cantora Monica Salmasso, encontrei também na conversa com vários deles numa pizzaria da cidade.
Foram dias sensacionais, cujas lembranças vão se perpetuar na memória...

Depois disso, é engraçado ver vídeos como esse, em que essas pessoas aparecem fazendo o que sabem melhor, num evento que reúne a OSESP, a Banda Mantiqueira e a cantora Mônica Salmasso na Sala São Paulo, sem pensar que esse cenário fantástico e surreal é feito com pessoas simples e despretenciosas. 




Dá só uma olhada nesse arranjo fenomenal de "Chiclete com Banana"... a tal questão diplomática entre Brasil e Estados Unidos que Lucca Raele fala de forma bem humorada na versão do Sujeito a Guincho é nitidamente vista aqui; temas brasileiros e norte-americanos que brincam numa bem humorada batucada brasileira.

Nenhum comentário: