Translate tool

terça-feira, 8 de março de 2011

Audições na OSB 3

A mensagem de Paulo Bosísio sobre o fato, divulgada no blog do Nassif.


"Mensagem do violinista Paulo Bosisio.
by Antonio J Augusto on Friday, March 4, 2011 at 7:22pm

Mesmo não integrando o quadro de instrumentistas da Orquestra Sinfônica Brasileira, minha relação com aquele conjunto já vem de 1966 , quando solei como jovem concertista, sob a regência do então Titular Maestro Karabtchewsky. Retornando da Europa, apresentei-me diversas vezes na serie oficial da OSB, em cujo corpo integram hoje, não só antigos e novos colegas, como também alunos e ex-alunos.

Participante ativo da vida musical de nosso país fui surpreendido pela noticia de um possível teste de avaliação interna nos quadros daquela orquestra, de natureza estranha, no mínimo. Estranha por não ter eu presenciado tal procedimento nos oito anos de minha permanência na Suiça e Alemanha, estranha por não poder avaliar os músicos da orquestra por suas maiores qualidades - a experiência profissional e o convívio harmônico com os colegas - ,estranha pelo seu tom autoritário.

A ideia de que a OSB-Jovem, onde também tenho alunos, possa por um espaço de tempo suprir a ausência da OSB profissional, é absurda. Aquela orquestra jovem deveria estar cumprindo a missão de orquestra escola, como foi a antiga Orquestra Juvenil do Teatro Municipal, sob a regência do maestro Hack, que ofereceu ao cenário sinfônico carioca os seus melhores músicos profissionais. Para ter este perfil, deveria trabalhar com um repertório compatível com o nível existente, o que definitivamente não é o caso.
Voltando aos profissionais cito, para quem não sabe, que o grande violinista Arnold Rosé, spalla da Opera de Viena sob a regência de Mahler, ocupou durante 57 anos aquele posto, não sendo obrigado a passar por qualquer prova de avaliação. Foi afastado pelos nazistas austríacos.
A ideia de avaliação interna é deplorável e humilhante. Mas se assim fosse a filosofia, por que não avaliar o maestro? Não é músico também? É uma questão de coerência.

Paulo Bosisio.

Paulo Bosísio ocupa a Cadeira 08 na Academia Brasileira de Música."


PS: Em tempo, segue link do jornal O GLOBO, com matéria mais recente sobre a discussão.

8 comentários:

Joaozito disse...

Esses musicos atuais entraram na OSB sem qualquer tipo de teste, no minimo duvidoso a qualidade desses musicos! Tem que rolar teste mesmo, tá achando que é emprego vitalício?? Hoje a OSB nao passa de uma orquestra sem expressao, diferente da OSESP que teve um processo de reformulacao! Sou paulistano e sempre achei carioca forgado! Seja macho e faça o teste, a comissao da orquestra e maestro garantiram que nao mandaram pessoas embora se realizarem o teste! Ta achando que o emprego eh pra sempre! Sou musico e sei que muitos quando entram em orquestras profissionais se acomodam...la tem um monte!! Se nao aguenta o repuxe, cai fora, vai tocar em casamento ou faze cache em bandinha de carnaval, a proposito, isso e que nao falta no RJ!! Acorda pra vida, existem milhoes de pessoas que se dedicam e querem entrar na OSB, se vc é um fraco como eles cai fora, ja existe um programa de demissao voluntaria!! Eu trabalho em uma empresa privada, tenho metas e se nao cumprir me mandam embora, essa comissao da OSB eh muito boazinha pq se fosse eu já teria mandado embora esses baderneiros!! Tipico de carioca!! Aperta um pouco que espana!! Falo com autoridade e conhecimento de causa!!! Força OBS!!! O futuro brilhante lhe pertence, mas tem que reformular esse quadro de musicos! Assim nao dá!!

David disse...

Bravo Joazito! Falou a verdade nua e crua! Carioca eh forgado mesmo! Eu nem fazia teste, jah mandava uma galera pra rua!

Maria disse...

Joaozito agride os cariocas e envergonha os paulistas falando do que não sabe. A imensa maioria destes músicos fez, sim, prova para entrar na OSB.
E quando Joaozito fala de músicos atuais, de quem exatamente ele está falando? Seria por exemplo do violinista Virgilio Arraes Filho, há 40 anos na orquestra?
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-demissao-do-decano-da-osb

Joaozito disse...

Oh Maria, o Sr. Virgilio já prestou os seus serviços a OSB. A OSB não eh uma instituiçao de caridade, tem muita familia aguardando uma oportunidade de seus filhos fazerem uma história na música, pessoas que não teriam medo de fazer uma audição com emprego garantido. Me desculpe o Seu Virgílio mas não sei onde está escrito que quanto mais tempo de serviço mais regalias, ele tem os mesmos direitos e deveres de qualquer musico da OSB. Vc mesmo sabe que nem todos fizeram testes pra entrar na OSB, é certo isso? Agora filha nao envergonho os paulistas não, veja a baderna que vcs cariocas fazem por medo de uma audiçao, audição essa com garantia de continuidade do emprego! é medo?? é incompetencia?? Pra mim é tudo isso e muito mais!

Maria disse...

Joaozito continua falando do que não sabe pois usa o plural quando apenas um dos 86 músicos que está atualmente na orquestra não fez prova.
Uma vergonha para os paulistas que Joaozito continue falando bobagens.
Quanto ao Sr. Virgilio e a todos os outros músicos da OSB, não se trata de regalia, medo ou incompetência, mas de uma luta pelo respeito que merecem.
Nenhuma orquestra necessita deste tipo de avaliação. Se Joaozito fosse um pouco mais perspicaz teria lido a postagem que comenta. Se fosse um pouco mais perspicaz ainda estaria sabendo da repercussão do caso entre músicos de orquestras internacionais.
No mais, recomendo a Joaozito um curso de português. Eu, se estivesse na direção da empresa privada para a qual ele trabalha, mandava fazer uma prova de redação e demitia por justa causa.

Joaozito disse...

Maria, respeito pelo oque? Vc com certeza eh mais uma que faz parte desse time de fracos e medrosos! Em relacao ao seu comentario sobre a minha escrita nao me atinge, sabe pq! Pq vc eh fraca(o), medrosa(o) com certeza incompetente! Se a minha empresa oferecesse um teste de redacao como vc sugeriu eu o faria nao seria COVARDE como vc! Quem tem que provar algo nao sou amiga(o) mas sim vc, ou algum amigo teu, ou talvez parente! Saudacoes Maria!! E ae? Vc ou o seu amigo ja receram a cartinha igual a do Sr. Virgilio! Olha lah heim!! A sua demissao ou do seu amigo pode estar perto! ah uma ideia! Depois disso vc poderia me ensinar a escrever melhor, vai dar um troco bom! Eae? Topa? Se eu fosse vc ou o seu amigo eu faria o teste mesmo se fosse pra tocar cai cai balao! Kkkkkkkkkkkkk!!!

Maria disse...

Pobre Joaozito, desconhece não só a língua portuguesa mas quaisquer valores éticos a que se deva respeitar. Não é à toa que Joaozito não trabalha, nem nunca vai trabalhar, na OSB.

Joaozito disse...

Oh professorinha de portugues! Abra o link abaixo! Vc vai adorar! Ah...nao esqueca de me passar o seu email pra gente marcar umas aulinhas de portugues, dai eu aproveito e te ensino de graca como nao ser covarde!

http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=188