Translate tool

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Da banda de música que não passa e é perene...

Qualquer músico oriundo da tradição de ensino em bandas de música conhece de perto as vantagens desse aprendizado, bem como suas deficiências. Mas a dificuldade de mantê-las funcionando atualmente me chama a atenção especialmente porque a informação está cada dia mais disponível e de fácil acesso; há teorias e projetos sendo postos em prática que demonstram a viabilidade do ensino em bandas de música como uma alternativa importante e a um pequeno investimento estatal, o que não deixa de ser paradoxal.
 
Ainda assim, como se não enxergassem, como se fizessem de conta que isso é banal, sem importância, um divertimento acessório na vida social das pequenas, médias e grandes cidades, o que se vê é um quadro penoso, onde a ausência de investimento básico em pessoal qualificado vai sendo suprida com uma massa de pessoas com boa vontade mas com sérias limitações que são repassadas aos grupos, o que gera o preconceito absurdo refletido na fala de alguns maestros em que uma orquestra que toca mal "soa como uma banda (ou bandinha)!".
 
Não é preciso procurar muito na literatura especifica para ver que, em lugares onde esse tipo de ensino é levado a sério, o repertório e o nivel de execução atingido por esses grupos é altíssimo, e explora potencialidades instrumentais inauditas para uma orquestra, porque o equilibrio desses instrumentos é diferente, com soluções diversas das propostas por um grupo composto essencialmente por cordas.
 
Por mais que um investimento adequado seja nossa meta, não é difícil perceber que o universo das bandas de música é um campo fértil à espera de alguns poucos pingos de água para demonstrar suas possibilidades... que o diga os músicos que por lá passaram e levam para o resto da vida essa impressão duradoura na formação da técnica instrumental, mas também do caráter e no relacionamento com os outros. 
 
E só pra encerrar, uma mensagem a quem ainda acha que banda é sinônimo de precariedade e amadorismo nesses dois pequenos vídeos; a mensagem implícita, claro, é "chupa essa manga..."
 



domingo, 30 de maio de 2010

A freira anã (ou os Sete anões e o Papa)

A freira anã

Os sete anões chegam ao Vaticano e pedem para falar com o papa. O sumo pontífice os recebe e, assim que eles chegam à sua santa presença, Dunga pergunta:

- Santo papa, existe freira anã no Vaticano?

O papa calmamente responde:
- Não, Dunga, não existe freira anã no Vaticano.

Os outros seis anões começam a rir baixinho. Dunga, meio sem jeito, volta a perguntar:

- Mas, santo papa, existe freira anã na Itália, não existe?

- Não, Dunga, não existe freira anã na Itália.

Os outros seis começam a rir mais alto.

- Mas, santo papa, na Europa tem freira anã, não tem?

- Não, Dunga, não tem freira anã na Europa.

Os outros seis já estão às gargalhadas. Dunga continua:

- Mas, santo papa, deve existir freira anã na África ou na América, não é?

O papa, já perdendo paciência, responde:

- Não, Dunga, não existe freira anã na África nem na América.

Os outros seis estão rolando no chão de tanto rir. Dunga pergunta:

- Mas, santo papa, deve existir freira anã na Ásia ou na Oceania, não é?

O papa, já irritado, responde:

- Não, Dunga, que coisa! Não existe freira anã em lugar nenhum!

Os outros anões, quase explodindo de tanto gargalhar, começam a pular e a gritar:

- O Dunga comeu um pingüim! O Dunga comeu um pingüim! O Dunga comeu um pingüim!

[retirada do site da Sociedade da Terra Redonda)

Arturo Marquez, Danzon nº 2, Orquestra Simon Bolivar e Dudamel

Pra encerrar o domingo com leveza e boa música...

Horóscopo...

Somos naturalmente necessitados de aprovação, e ninguém melhor que as astrólogos para saber disso. Os perfis de horóscopo procuram sempre trazer uma definição genérica, com conselhos e indicações de como seguir diante de pretensos problemas. Mas não é  no mínimo curioso uma definição genérica abarcar TODAS as pessoas nascidas em determinado período? Com base no que, afinal? Quatro ou cinco linhas diárias feitas por quem sequer te conhece podem dizer quem você é, como deve viver?
Se você acha que sim, me pergunto o que faria se desse de cara com um horóscopo como esse no jornal... o que mudaria na sua vida, de verdade?


"Aquário
Você tem uma mente inventiva e dirigida para o progresso. Você mente um monte. Você comete os mesmos erros repetidamente porque é estúpido. Todo mundo acha que você é o mais completo idiota.

Peixes
Você é do tipo pioneiro e pensa que a maioria dos outros são uns cabeças de bagre. Você é rápido para reprimir os outros, impaciente e cheio de conselhos. Você não faz nada além de encher o saco de todos que se aproximam de você. Você é o cabeça de bagre.

Áries
Você tem uma imaginação fértil e freqüentemente pensa que está sendo seguido pela polícia. Você não consegue realmente influenciar ninguém apesar de ficar o tempo todo tentando exibir seu poder. Você não tem autoconfiança e é em geral uma merda.

Touro
Você é prático e persistente. Você tem uma determinação canina e trabalha como um condenado. A maioria das pessoas pensa que você é um teimoso cabeça-dura. Você não é nada além de um maldito comunista.

Gêmeos
Você tem um raciocínio rápido e é inteligente. As pessoas gostam de você porque você é bissexual. Você tem tendência a esperar muito de muito pouco. Isto significa que você é um filho da puta barato. Geminianos costumam ter muito sucesso no incesto.

Câncer
Você é solidário e compreensivo com os problemas das outras pessoas, que faz de você um xarope. Você sempre está pondo as coisas para fora. É por isso que você está sempre numa boa, apesar de não valer nada. Todo mundo na prisão é de câncer.
Leão
Você se considera um líder natural. Os outros acham você um idiota completo. A maioria dos leoninos são agressivos. Você é vaidoso e não suporta críticas. Sua arrogância é enojante. As pessoas de leão são ladrões filhos da puta.

Virgem
Você é do tipo lógico e odeia desordem. Sua atitude de cata-merdas é enojante para seus amigos e colegas de trabalho. Você é frio, não tem emoções e freqüentemente dorme enquanto está trepando. Virginianos dão bons motoristas de ônibus e cafetões.

Libra
Você é do tipo artístico e tem dificuldades em lidar com a realidade. Se é homem provavelmente é meio veado. Suas chances de sucesso profissional e fortuna são nulas. A maioria das mulheres de libra são putas. Todos os librianos morrem de doenças venéreas.

Escorpião
Você é o pior de todos. Você é traiçoeiro nos negócios e ninguém deve confiar em você. Você talvez atinja o sucesso financeiro através da sua total falta de ética. Você é o perfeito filho da puta. A maioria dos escorpiões deveria ser eliminada.

Sagitário
Você é otimista e entusiástico. Você tem uma forte tendência a confiar na sorte, uma vez que não possui nenhum talento. A maioria dos sagitarianos é composta de bêbados. Você não vale um pedaço de merda.

Capricórnio
Você é conservador e tem medo de correr riscos. Você é basicamente um merda. Nunca houve um capricorniano que tivesse qualquer importância. Você devia se suicidar."

[retirado do site Sociedade da Terra Redonda ]

Mensagem de domingo....

Envolto em música suave e contagiante, as besteiras que a gente ouve sem se dar conta...
(retirado de www.humorateu.com.br)


terça-feira, 25 de maio de 2010

Música em quatro pontos...

Como boa parte dos músicos que conheço, sempre tive que enfrentar perguntas desconcertantes sobre a minha profissão; se dá dinheiro, se o que faço é só "tocar" o dia todo (acompanhado do "pa-ra-rá-pá-pá" com a boca aumenta exponencialmente o efeito), porque isso é tão importante e porque você precisa estudar tanto enquanto fulano faz isso bem sem nem pegar no instrumento direito e tem tempo pra uma série de outras coisas... boa parte delas eu ouvia da minha própria família, às vezes.

Reconheço que pode não ser fácil para quem nunca teve contato com o ensino de música entender o que faço; também reconheço que pode haver uma tentação de "pôr no mesmo saco" a grande variedades de profissionais ou não que trabalham com música. Entretanto, ausência de informação não é desculpa para não aprender sobre algo; pelo contrário, deve servir de incentivo.

1) Esqueça a velha retórica que música é um "dom" cuja compreensão é para uns poucos geneticamente agraciados. O talento nato é tão importante em música quanto em matemática, por exemplo, e isso não quer dizer que só quem tem esse pretenso "dom" aprende matemática. Está comprovado cientificamente que qualquer pessoa com boa vontade , disciplina e orientação adequada pode aprender a ouvir e tocar música. Se você tem vontade de aprender e boa disciplina mas não consegue sair dos mesmos três acordes no teclado, talvez seja hora de achar um professor de verdade... isso me leva ao ponto 2;

2) É comum ouvir dizer que fulano aprendeu sozinho e já dá aulas de música... dependendo de onde você mora, cuidado. Conheço um monte de escolas de música que não são escolas, nem sabem de música. E se o local onde você mora não tem muito acesso a informação, pode ser um problema a mais. Tal como  achar profissionais em qualquer outra área, um pedreiro, mecânico ou médico, informação e pesquisa criteriosa  são fundamentais para encontrar um bom professor de música. Esse cuidado não é exagero nem preciosismo... embora algumas pessoas não acreditem, tocar bem é uma coisa e saber ensinar é outra;

3) Um professor atualizado com as pesquisas mais recentes em aprendizagem musical sabe que  existem meios e ferramentas diversas para demonstrar e tornar acessível o conhecimento a todo tipo de pessoa. Algumas pessoas tem realmente maior aptidão natural para certas coisas, mas via de regra, mesmo elas têm muito o que desenvolver, porque entender o processo musical envolve uma complexidade de fatores, de cognição a coordenação psicomotora, de domínio técnico a compreensão profunda das variadas matizes de interpretar a música que se ouve e faz. Se um bom profissional de ensino pode levar a realização de um sonho pessoal para muitos, um mal ao contrário pode inadvetidamente criar traumas e bloqueios de aprendizagem, passando por lesões e dores motivados por prática incorreta e chegando mesmo a afastar pessoas talentosas do processo musical. Certo, mas para que tudo isso?

4) Música não deve ser encarada como um artefato elitizado, um luxo ou pior, uma prática superficial e sem importância. Se pensar bem, vai perceber que ver uma orquestra tocar é uma experiêcia única, um acontecimento que não volta mais do passado em que se encontrará em seguida. Uma apresentação sem precedente (porque não há duas execuções iguais, mesmo que seja feita pelo mesmo grupo e com a mesma música), circunscrita num dado período de tempo e local e que condensa uma forma refinada de compreensão das coisas que nos rodeiam. A relaçao delicada entre os instrumentos de uma orquestra, uma banda, uma tribo, enfim, expõe a nossa própria delicadeza, nossa inventividade, nosso conhecimento.

Ser músico é antes de tudo, ser um pesquisador das motivações pessoais do porque vale a pena insistir tanto em nós mesmos quando o mais fácil seria desistir. Sim, eu sei, se tivesse falado essa, eu não conseguiria repetir nem a pau... mas, de fato, assim é.

sábado, 22 de maio de 2010

Violentamente Pacífico: a indignação viva e consciente

Vídeo de Gabriel Teixeira para o XII Festival da Imagem em 5 Minutos. Diretamente do Bairro da Paz, em Salvador-BA (e pertinho aqui de casa em Itapuã), Rás MC Léo Carlos...

Veja!

Imagens autoexplicativas...

E ainda tem gente que não acredita...



sexta-feira, 21 de maio de 2010

Enéas Carneiro: mensagens em tempos de eleição

O Barão de Itararé dizia que alguns políticos insistem em fazer na vida pública o mesmo que fazem na privada...
Bom, em tempos de eleição, faz bem relembrar aqueles em quem não se deve votar, porque estão sob júdice, porque são caras de pau, porque são criaturas nefastas, ignorantes, que usam e abusam da má fé, do descaso, do proveito próprio... enfim, posso continuar a tarde toda.
Por outro lado, sempre é bom ver de novo as figuras homéricas que esse país já produziu nos seus horários políticos e na vida pública.


A bola da vez aqui é o impagável Enéas Carneiro. O fundador do PRONA (Partido da Reedificação da Ordem Nacional), ficou famoso por falar rápido nos míseros 30 segundos que lhe cabiam no horário político  em cadeia nacional e, claro,  pelo bordão final "meu nome é Enéas!!". Faleceu em 2007 de leucemia.
Segue algumas das suas tiradas sensacionais:


"A verdade é clara como água de rocha, como líquor de quem não tem meningite séptica".

[Sobre o presidente Lula]
"Sua excelência, já discuti com ele certa feita ao vivo, não tem o mínimo de arrumação intracromossomial específica para dirigir o país".

[Quando perguntado se o elevado número de votos não seria um sinal de protesto da população, por não ter em quem votar]
"Quero que quem disse que eu sou o novo 'macaco Tião' venha a minha frente que eu o reduzirei a sub-nitrato".

"Sou um homem normal, que come, gosta de mulher e usa o vaso sanitário".

[Em clara alusão aos 30 segundos de programa]
"Dê-me três minutos e a eleição acaba".

[Na campanha de 2006, quando já não usava barba]
"Com barba ou sem barba, meu nome é Enéas!! 5656!!"

"Se, depois de tomar posse na Presidência da República, passado o período de seis meses, ainda existirem crianças nas ruas, abandonadas, sem escola, mendigando, eu e todos os meus companheiros de equipe renunciaremos às nossas funções".

"Já me chamaram até de Mussolini. Não me incomodo, apenas me divirto. (...) Estas comparações me fazem rir. Elas são feitas por ignorância profunda ou por má-fé explícita. Não quero que me amem ou me odeiem. Quero que saibam exatamente o que eu penso. Na televisão, eu desmoralizo todo mundo. Em um minuto ou meio segundo, eu sacudo a população quando falo. Reduzo meus adversários a pó".


[Essa é a minha preferida]

"Miasmas pútridos emanam no Congresso em Brasília, contaminando o ar da metrópole. Mas o meu nome não exala odor mefítico, porque não chafurda no pântano da ignomínia".

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Little Richard, James Brown e das vantagens se realmente houver reencarnação...

Nada de aprimoramento pessoal, desenvolvimento das capacidades espirituais nem evolução a um plano superior... Pra mim, a principal vantagem de começar de novo seria a possibilidade de voltar cantando como esses caras... sensacional!

Little Richard em "Keep a Knocking"



James Brown em "I got You (I Feel Good)"

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Da série "quanto mais eu rezo..."

Sylvia Browne é uma professora espiritual e psíquica que aos três anos de idade revelou poderes de predição quando afirmou que seu avô havia morrido, e ele havia, e que dali a três anos, sua irmã nasceria, e nasceu... 

Não! Não dá, me desculpem... eu tentei ser imparcial, mas ela não colabora. Eu não inventei nada disso, tá tudo na biografia disponível no seu site. Uma combinação inacreditável de ausência de senso crítico, baixo nível de exigência em fatos sustentáveis para uma teoria dessas e uma cara de pau considerável fazem disso tudo uma comédia com traços grosseiros. 

E não é porque ela diz em letras garrafais que é "professora" mas não cita um lugar onde tenha estudado; também não é pela comédia do seu "showroom" onde ela apresenta uma verdadeira grife pessoal de jóias para serem compradas com o sugestivo nome de conexão espiritual. Isso por si já seria cômico demais.

Na verdade, meu motivo de procurar saber quem ela é foi porque cruzei com um de seus livros, e achei uma pérola tão fascinante que resolvi compartilhar, especialmente para que ninguém me dê de presente, se eventualmente for o caso!! Eu tô exagerando?? Olha isso:


Preciso comentar?
     

Nasi: retorno do vocalista do IRA por excelência... ou o bom Rock nacional de volta!


Tem gente que pode até preferir o Edgard Scandurra com aquele jeito "canhoto" de tocar guitarra (ainda tem quem acha que tocar guitarra varia por ser destro ou canhoto. Já pensou esse conceito aplicado a um tecladista: inverter as teclas!!!?) e cantar... mas honestamente, força a amizade demais. 

Na minha modesta opinião, Nasi sempre foi a alma do IRA, com um timbre vocal característico, meio soul, meio rock...

Após um longo período em que o cantor de "Um Girassol sem Sol" passou por problemas profundos com as drogas, brigas familiares (hoje ele sequer considera seu irmão como tal, que era empresário do IRA)  processos judiciais (seu pai moveu uma ação para interditá-lo judicialmente, julgada improcedente), e um longo tratamento para desintoxicação, ele vem voltando timidamente a ser notícia nos meios de mídia lida e falada.

Atualmente ele tem um programa de rádio, participa de um programa na Tv, mas sobretudo diz ter se voltado definitivamente para os shows. Em seu site oficial, é possível fazer o download de cds inteiros, ver parte da bibliografia (nada relatado dessa parte mais pesada) e de vídeos.

Hoje, o que sobrou do IRA foram disputas judiciais pelo nome da banda, dissolvida pelos membros remascentes depois da saída de Nasi. Todos têm seus próprios projetos, mas no site criado por fãs da banda, é o nome de Nasi que permeia o conteúdo postado... seus projetos, shows e histórias.

Campanha para todos os gostos

Não importa o quanto você ache que as longas horas em frente ao computador te permitem dizer que já viu muita coisa ou quase de tudo na internet; sempre aparece algo inusitado.
Campanhas, por exemplo, podem ser feitas reivindicando qualquer coisa que algumas pessoas julguem importantes. Estão entre elas a marcha da maconha, que começou no Rio e se alastrou por várias cidades brasileiras,  as paradas do orgulho gay, que conta com associações organizadas, entre outras.
Às vezes, uma campanha parece uma completa bobagem, mas termina revelando uma situação real, ainda que no mínimo curiosa. Foi essa minha reação ao topar com essa que posto a seguir: a campanha "faça xixi no banho".

É, eu também fiquei meio sem saber o que pensar na hora... no mínimo que não tinham o que fazer. Mas, com um pouco de paciência, a idéia pode não ser de todo má. Na verdade, até faz sentido, se você pensar na quantidade de água que vai embora convencionalmente, e desconsiderar os meios mais modernos de descargas a vácuo e que praticamente usam o mínimo de água. Mas que é estranha pra ser posta como campanha, isso é...



segunda-feira, 3 de maio de 2010

Se for a Keko...

.


... clique aqui...




.

Quintana em: INSCRIÇÃO PARA UM PORTÃO DE CEMITÉRIO



Na mesma pedra se encontram,
Conforme o povo traduz,
Quando se nasce - uma estrela,
Quando se morre - uma cruz.


Mas quantos que aqui repousam
Hão de emendar-nos assim:
"Ponham-me a cruz no princípio...
E a luz da estrela no fim!"

domingo, 2 de maio de 2010

Pensamentos...




Há vários motivos para não amar uma pessoa, e um só para amá-la; este prevalece.

Carlos Drumond de Andrade


Vivemos numa época onde nada é tão indispensável como as coisas supérfluas.

Sofocleto


Quem pergunta é tolo uma vez , quem não pergunta é tolo sempre.

Ditado chinês


O que lembro, tenho.

João Guimarães Rosa


Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

William Shakespeare


Quando morrer, quero que me incinerem e que 10% das minhas cinzas sejam jogadas sobre meu empresário.

Groucho Marx


Quanto mais longa a explicação, maior a mentira.

Provérbio Chinês


Nunca espero nada de um soldado que pensa.

Bernard Shaw


O condutor do camelo tem seus planos e o camelo tem os seus próprios. 

Anônimo 


Para sempre é muito tempo. O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo.

Mário Quintana


Se eu amo a meu semelhante? Sim. Mas onde encontrar o meu semelhante? 

Mário Quintana


Quem come da árvore do conhecimento sempre acaba expluso de algum paraíso. 

Inge


O poder da observação cuidadosa é chamado cinismo por aqueles que não o possuem. 

G. Shaw 


Estude as frases que parecem certas e coloque-as em dúvida. 

David Riesman


Diga a verdade e saia correndo. 

Provérbio Iugoslavo


Vou me tornar teu inimigo porque te conto a verdade? 

Gálatas 4:16


Se você desejar mesmo procurar a verdade, é necessário que, pelo menos uma vez em sua vida, você tenha duvidado de absolutamente tudo. 

Renê Descartes


Jamais entre em polêmica com um pescador ignorante; você não tem nada a ganhar e ele não tem nada a perder. 

Paul Quinnett


Não há necessidade de grelhas, o inferno são os outros. 

Jean-Paul Sartre


Não há outro inferno para o homem além da estupidez ou da maldade dos seus semelhantes. 

Sade


Sempre faça sóbrio o que você disse que faria bêbado. Isso lhe ensinará a manter a boca fechada. 

Ernest Hemingway


Se as coisas são inatingíveis, ora! Não é motivo para não querê-las. Que tristes seriam os caminhos se não fora a presença distante das estrelas. 

Mário Quintana


Noto que uma larga porção da raça humana não acredita em Deus, e não sofre nenhuma punição visível como conseqüência. E se houvesse um Deus, eu acho que seria pouco provável que ele tivesse uma vaidade tão incômoda a ponto de se ofender pelos que duvidam de sua existência. 

Bertrand Russell


A psicologia nos ensina que as pessoas têm verdadeira aversão à percepção de que estão erradas. Mostre, diga isso claramente, e você terá delas o desprezo e a agressão. Imagine quando se trata de mostrar que todo seu modo de vida está errado, que o mundo, a espécie, a natureza exigem uma mudança de comportamento, de estrutura, da hora em que você acorda à hora que dorme. 

Gilberto Marotta


Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte. 

Max Weber


O homem é tão egoísta, que foi preciso falar-lhe de uma recompensa em outra vida, para que ele praticasse o bem nesta. 

Walther Waeny


Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.

Platão


Realidade é aquilo que, quando você para de acreditar, continua existindo. 

Philip K. Dick


O terceiro segredo de Fátima é um envelope em branco para preencher na altura adequada com a mensagem mais conveniente. 

Rosa Cabral


Senso comum é uma coleção de preconceitos adquiridos aos 18 anos. 

Albert Einstein


Se a porta dos fundos de um restaurante não tem cães, desconfia. 

Dito popular mexicano


É preciso ser pessimista, porque os otimistas, eles, não querem mudar o mundo. 

José Saramago


A inteligência humana tem limites. A estupidez, não. 

Ignatius Nobel


Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir. 

Sêneca


O homem sensato se adapta ao mundo; o insensato insiste em tentar adaptar o mundo a ele. Todo o progresso depende, portanto, do homem insensato. 

George Bernard Shaw


Inúmeros artistas contemporâneos não são artistas e, olhando bem, nem são contemporâneos. 

Millôr Fernandes


Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira. 

Liev Nikolaievitch Tolstoi


De um modo geral, os seres humanos querem ser bons, mas não bons demais, nem propriamente o tempo todo. 

George Orwell